Boteco do Beco: Prato de Hoje: Sobre tampas e panelas...

domingo, 22 de abril de 2007

Prato de Hoje: Sobre tampas e panelas...


Sabe quando temos aquela sensação que encontramos a pessoa certa, que nos completa? Literalmente, que encontramos a "tampa da nossa panela" ?
Pois então... garanto que você que lê esse texto agora também já teve essa certeza....

...mas...

Sabe quando vc também já se achou uma frigideira, chegando a pensar que não existam tampas para você?
As vezes eu me sinto como uma frigideira... Penso que nunca vou encontrar alguém que se encaixe, alguém que corresponda às expectativas...
A minha primeira grande dificuldade é que sou muito intenso nos meus relacionamentos. Relacionamento morno pra mim não serve! Ou é ou não é! E é ai então que eu acabo assustando e espantando minha "tampa", pois não são todas as tampas que estão preparadas para viver isso.
Outro grande problema é o egoismo de querermos alguém que NOS satisfaça... que NOS complete e que NOS faça feliz, mas esquecemos que é uma parceria, que ambos têm que ser felizes... Não é achar alguém que nos faça feliz, mas achar alguém para fazer feliz e ser correspondido.
E não pense que isso não aconteça, que é utópico ou que é só mais um conto Shakespeareano... Acontece sim, quer ver como?
Quando nós, panelas, fomos "fabricados", não foi feita uma tampa sob medida para nós. E conforme o tempo vai passando, a gente vai ganhando um arranhão aqui, uns amassados ali, perde um cabo acolá que então é remendado com durepox adiante... Então no fim das contas acabamos que nenhuma tampa se encaixe 100% na gente. Viramos "panelas sem tampa"...

Então lembramos de algumas coisas interessantes... OS AJUSTES, OS REPAROS E OS CONSERTOS...

Imagina a situação...
Vc encontra uma tampa linda, simpática, inteligente, meiga, carinhosa, criteriosa e vive nos rigores da lei... Uma bela exemplar da espécie, por assim dizer. Mas você é um tanto quanto diferente dessa tampa... Você é uma panela carinhosa também, mas que já foi usada bastante, não está lá essas coisas e não está mais nas suas ideais condições de uso... E por mais que a tampa goste da panela e vice e versa, não há um encaixe exato entre elas...
Então a panela e a tampa dizem: "Nunca nos encaixaremos!" Se despedem, viram as costas e partem, cada um em busca do seu "alumináceo" ideal...
Um triste final para esses dois, certo?
Mas eis que a panela, muito fascinada pela tampa, lembra dos tais ajustes, dos tais reparos e começa a mudar para não perder a tão estimada tampa encontrada...
Ganha uma ariada aqui, um desamasso ali, um remendo adiante e um cabo novo!
Ai acontece que ainda não se encaixam 100%, mas opa!!! Já dá pra cozinhar algumas coisas juntos...

Quem aqui (que já cozinhou alguma vez) nunca usou uma tampa que não era a daquela panela? É claro que não vai se usar uma tampa de panela de pressão numa panelinha de fazer miojo...
Mas isso não importa, o que importa é que as tampas e as panelas não precisam se encaixar exatamente para produzirem um bom cozido... Basta ambas entenderem que ao longo da carreira haverão ajustes de ambas as partes... Haverão adaptações no uso.
E havendo essas adaptações, panelas e tampas viverão felizes para sempre na cozinha da vida, cozinhando, fritando, assando (assando?), flambando (flambando???), grelhando (grelhando tmb??? Oo) e tudo mais o que se pode fazer. E mesmo com esses reparos, a panela não deixará de ser panela e a tampa não deixará de ser tampa!

Tá vendo como panela e tampa, quando se entendem e se compreendem podem fazer miséria juntos? Mesmo que não se encaixem plenamente na primeira tentativa, mas que não deixem de tentar, pois aos poucos não haverá o perfeito encaixe, mas sim, o encaixe ideal.

Ai depois das duas idealmente encaixadas (no bom sentido, claro), é só desejar bon apetit!!!



2 comentários:

Izabelle disse...

Gostei muito do pra do dia.. Na realidade, é a mais pura verdade.
Sempre haverão adaptações a ser feitas, pra que se encontre não o encaixe perfeito, mas sim o ideal.
:)

Janaína disse...

eeeeeeeeeeeee gostei gostei...
é bem verdade mesmo.. nada de procurar a tampa ideial, mas sim se adaptar pq ninguem é perfeito!
bjo garoto!!